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Direcção Académica
A Direcção Académica (DA), é um órgão central da Universidade São Tomás de Moçambique responsável pela execução dos processos académicos na Universidade. Os processos incluem: a) registo de todos os actos académicos dos estudantes desde o ingresso na Universidade até à graduação; b) apoio e supervisão da realização de actividades de natureza organizativa e normativa; e c) monitoria da organização do processo de ensino e aprendizagem (aulas, avaliações, estágios), segundo o estipulado no Regulamento Pedagógico.
A DA está estruturada de forma a tornar as suas actividades mais eficientes junto das Unidades Orgânicas e é constituída por um Director, uma Assistente da Direcção e dois Departamentos com duas Coordenações cada.
Actividades por Departamento
Departamento de Planificação e Desenvolvimento Curricular
Coordenação de Planificação e Supervisão Pedagógica
Responsabilidades:
- Apoio pedagógico a todas as unidades orgânicas;
- Monitorar o funcionamento de grupos de disciplinas;
- Assegurar a produção de planos analíticos em todas as unidades orgânicas;
- Monitorar o cumprimento da carga horária e do plano de conteúdo das disciplinas;
- Monitorar a admissão e alocação de docentes;
- Monitorar a efectividade e assiduidade dos docentes;
- Garantir o cumprimento do Regulamento Pedagógico;
- Produzir relatórios de monitoria e supervisão pedagógica.
Coordenação de Desenvolvimento Curricular e Formação Docente
Responsabilidades:
- Harmonização dos currículos;
- Monitoria da elaboração de currículos de novos cursos;
- Apoio às unidades orgânicas na revisão periódica (ciclos) dos currículos;
- Concepção e realização de cursos de curta duração;
- Monitorar a formação do corpo docente;
- Concepção e realização de cursos de capacitação do corpo docente.
- Estimular a produção de meios de ensino que sirvam de referência para uma mesma disciplina;
- Apoiar os processos de acreditação de cursos.
Departamento de Avaliação Pedagógica e Graduações
Coordenação de Avaliação Pedagógica
Responsabilidades:
- Elaborar o calendário académico anual;
- Monitorar o cumprimento do calendário académico;
- Elaborar o Edital para novos ingressos;
- Conceber e aplicar inquéritos de avaliação pedagógica, avaliação de cursos e avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
- Produzir anualmente relatórios da avaliação pedagógica, relatório académico e relatórios de desempenho do corpo docente;
Coordenação de Supervisão de Trabalhos de Fim de Curso e Graduações
Responsabilidades:
- Supervisionar os estágios curriculares;
- Monitorar processos de defesas de TFC;
- Monitorar a efectividade de defesas;
- Monitorar a emissão de certificados e diplomas;
- Apoiar na organização das cerimónias de graduação.