O director da USTM, Extensão da Macia, Prof. Doutor Artur Saúde, foi recebido em audiências separadas por diversas entidades singulares representativas de algumas instituições que operam na sede distrital de Bilene, na vila da Macia. Tratou-se de encontros com o Administrador do Governo do Distrito de Bilene, Matias Parruque, com o Presidente do Conselho Autárquico da Vila da Macia, Ramal Jamal, com o Padre Samuel Bungueia Pároco da Paroquia Nossa Senhora da Natividade da Macia, com a directora distrital dos Serviços de Saúde, Mulher e Acção Social, Marcelina Lindonde. Nos encontros estabelecidos foi realçado o apoio que as referidas instituições sempre deram à USTM, Extensão da Macia, em varias esferas visando o seu funcionamento normal.

Os cursos da área de Saúde (licenciatura em Saúde Pública, Farmácia e Enfermagem Geral) leccionados na USTM, Extensão da Macia, foram os que dominaram nas apresentações havidas nas Jornadas Cientificas, Edição 2022, naquela Unidade Orgânica. Maioritariamente, os trabalhos resumiram-se em projectos de pesquisa de estudantes finalistas que se serviram do evento para os aprimorar através de subsídios que foram recebendo da interacção com os colegas.

A revisitação das estratégias de leitura para se aprimorar a Saúde Mental das pessoas foi a tónica da palestra dirigida pela Psicóloga Shirley Vasconcelos da Universidade Federal da Bahia, Brasil, na USTM, Extensão da Macia. Bastante concorrida por estudantes, docentes e investigadores daquela unidade orgânica, a oradora destacou as funções que a literatura escrita pode desempenhar na sanidade mental das pessoas. Alias, são funções que se inserem nos quadros teóricos de literatura universal, nomeadamente, a “catártica”, “cognitiva”, “político-social” e “estética”. A sessão foi moderada pelo director da Extensão da Macia, Prof. Doutor Artur Saúde a quem lhe coube a função de outorga à palestrante do certificado de honra, em nome da Reitoria da USTM.

Wednesday, 16 February 2022 00:00

USTM promove formação para docentes universitários

Written by

USTM promove formação para docentes universitários

Estão abertas de 13 a 25 de Fevereiro corrente, na Secretaria Geral da Universidade São Tomás de Moçambique (USTM) as inscrições para o curso de curta duração para docentes universitários em matéria de “Escrita e Pesquisa Académica”. Esta formação que abrange a todos os professores da USTM e das demais instituições de ensino superior que tenham interesse em adquirir habilidades e práticas de escrita e pesquisa científica académica, irá decorrer de 1 a 31 de Março de 2022, em regime online. Ao pensar-se nesta formação, pretende-se reflectir sobre a sua acção que deve ser orientada à produção de saberes necessários em suas práticas pedagógicas. Por isso, o curso cujos conteúdos serão “As concepções sobre a produção de texto; A importância da leitura e da escrita; Etapas da escrita académica e Benefícios da escrita” pretende:
 1. Incutir nos professores a necessidade de mudanças tanto nos hábitos de escrita como nas atitudes, a necessidade de escrever regularmente, em quantidades e qualidade, e a necessidade de saber como fazer com que os manuscritos sejam apreciados e aceites.
 2. Levar o professor a perceber que para além dos problemas que a escrita comporta, ela traz mais recompensas profissionais do que qualquer outra coisa que um professor possa fazer. Saber que os artigos escritos e publicados pesam muito nas decisões sobre a contratação e promoção de pessoal docente.
3. Apresentar os ganhos que derivam da escrita – esta traz recompensas importantes não só porque é agradável ver o seu nome num paper, mas porque o docente só conhecerá realmente o seu campo se contribuir para o mesmo. Assim, escrever acaba por se tornar necessário não só pelo que faz pelos outros, mas também pelo que faz ao próprio docente.

Com esta formação espera-se partilhar diferentes abordagens em diversos âmbitos de escrita e investigação científica, assim como espera-se uma melhor compreensão das dinâmicas da escrita e da investigação científica.

Para informações adicionais, contacte a Direcção Científica de Pesquisa e Extensão da USTM através do Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. e/ou Cell: 845254672.

Somos Membros da ICUSTA (Conselho das Universidades no Espírito de São Tomás de Aquino).

http://www.icusta.org/

Contacte-nos

  • End. Av. Ahmed Sekou Touré n.610 RC
  • Tel: 21 327 274 ou 84 301 3013
  • Email:ustm@ustm.ac.mz
  • Whatspp:840374164

Escute a Rádio São Tomás

We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…