A Universidade São Tomás de Moçambique (USTM) realizou esta Quarta-feira, 1 de Julho, em Maputo, a quarta defesa doutoral em Ética. Desta feita, Esmeralda Raivoso passa a ser a segunda mulher a defender a sua tese de doutoramento em Ética, na USTM sucedendo Imeldina Matimbe Rego que em 2019, teve a proesa de ser a primeira mulher do role das primeiras defesas que ocorreram nesta instituição de ensino superior.

Esmeralda Raivoso discutiu na sua tese A abordagem ética no processo de gestão estratégica e desenvolvimento de recursos humanos: o caso do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social”. Tal como ficou evidente durante a sua dissertação, o tema traz algumas reflexões sobre os processos de Recursos Humanos num modelo de gestão estratégica de pessoas e, quiçá, abrindo janelas para o aperfeiçoamento e melhoria do funcionamento do actual “Ministério do Trabalho e Segurança Social”.

O júri foi presidido pelo Prof. Doutor Silvério Ronguane e integrou o Prof. Doutor Anselmo Pinto (supervisor), Prof. Doutora Maria J. Chipenembe, Prof. Doutor Carlos Sotomane e o Prof. Doutor Domingos S. Tchipilica (arguentes).

Refira-se que esta é a quarta defesa doutoral em Ética que a USTM realiza, depois de se ter observado inicialmente de José Togarepe, Teodósio Tovela e Imeldina Matimbe Rego. A cerimónia realizada tendo em conta o distanciamento e obedecendo todas as medidas de prevenção da COVID-19, contou com a presença do Reitor da USTM, Prof. Doutor Joseph M. Wamala entre outros convidados.