Em Moçambique, o dia 7 de Setembro é o Dia do Acordo de Paz de Lusaka, também conhecido como “Dia da Vitória”. O dia remonta ao tempo em 1974, quando a guerra sangrenta pela independência de Portugal finalmente chegou ao fim com a assinatura do Acordo de Lusaka. Em consequência do feriado nacional, a Universidade São Tomas de Moçambique esteve encerrada.

Dois estudantes da Universidade São Tomás de Moçambique (USTM) foram selecionados para um intercâmbio acadêmico que inicia em Setembro de 2021, na Espanha.

Trata-se de Ricardina Januário Poço e Domingos Uchavo, ambos doutorandos em Gestão na USTM.

Durante 5 meses, os dois estudantes vão beneficiar de bolsas no âmbito do Programa de Mobilidade Internacional de Estudantes, evento a ser realizado em parceria com a Universitat Politècncia de València.

Refira-se que os estudantes na imagem (ladeados pelo Diretor Pedagógico e pelo Chefe do Gabinete de Relações Públicas, Cooperação e Protocolo da USTM) preenchidos os requisitos do programa AFRICA-MED das bolsas MAEC-AECID, implementado pela agência espanhola, cujo processo de selecção com base no código de ética da USTM e às normas do programa.

Discursando na IX Cerimónia de Graduação 2021 da Universidade São Tomás (USTM) que teve lugar no dia 16 de Julho de 2021, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara exortou a USTM a elevar o nível académico e de formação de psicopedagógica dos seus docentes para os níveis académicos de referência segundo a legislação do ensino superior em vigor no país.

Nesta senda, o Ministro Nivagara instou a USTM a levar avante e de forma mais sólida a implementação do seu plano de formação de docentes, elevando a qualidade do seu corpo docente e melhorando significativamente o rácio docente com grau académico de doutor por estudante.

Na sua intervenção, referiu a necessidade de investir na modernização de sua infraestrutura de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), aliado ao desenvolvimento de competências digitais dos seus gestores, docentes, corpo técnico-administrativo e discentes, no contexto da implementação do ensino híbrido e da era digital na qual nos encontramos.

No entender do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a modalidade de ensino híbrido não se deve circunscrever apenas à aplicação de TICs no ensino, mas, também, que o mesmo deve servir como base para a transformação pedagógica, particularmente em termos de metodologias de ensino-aprendizagem.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara dirigiu a IX Cerimónia de Graduação 2021 da Universidade São Tomás (USTM), realizada em Maputo, sob lema “USTM rumo a uma universidade de pesquisa e formação de futuros líderes do país̎. Discursando em Maputo, no campus sede da USTM, Nivagara felicitou aos graduados pelos conhecimentos técnico-científicos apreendidos e pela conclusão dos respectivos níveis de formação (licenciatura, mestrado e doutoramento) aconselhando a serem úteis para o crescimento e desenvolvimento socioeconómico do país.

Num outro desenvolvimento, falando da melhoria da qualidade de formação, Daniel Nivagara apelou a USTM e demais instituições do ensino superior a elevarem o leque de cursos acreditados pelo Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ), nos ciclos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento.

Para o Ministro, a USTM à par da sua visão e missão, devia implementar o Plano Estratégico 2018-2027, cumprindo cada um dos seus 7 Objectivos Estratégicos e se transforme, o quanto antes, numa autêntica universidade de pesquisa.

Page 1 of 11

Somos Membro da ICUSTA (Conselho das Universidades no Espírito de São Tomás de Aquino).

http://www.icusta.org/

Contacte-nos

  • End. Av. Ahmed Sekou Touré n.610 RC
  • Tel: 21 327 274 ou 84 301 3013
  • Email:ustm@ustm.ac.mz
  • Whatspp:840374164

Escute a Rádio São Tomás

We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…