III Simpósio Internacional Multidisciplinar das Humanidades Brasil/Moçambique
Iniciou no dia 17 de Setembro de 2025, o III Simpósio Internacional Multidisciplinar das Humanidades Brasil/Moçambique (III SIMH), com a abertura oficial marcada para as 22h00 (horário de Moçambique) e 17h00 (horário do Brasil). O evento decorre até o dia 19 de Setembro de 2025, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói/RJ, em parceria com instituições do Brasil e de Moçambique. Na cerimónia de abertura oficial, a Universidade São Tomás de Moçambique (USTM) estará representada pelo Magnífico Reitor, Prof. Doutor Joseph Wamala, que terá a honra de proferir o discurso inaugural em nome da instituição. O simpósio tem como propósito fortalecer os laços académicos e culturais entre Brasil e Moçambique, promovendo um espaço interdisciplinar de diálogo, crítica e criação em torno dos grandes desafios da actualidade. Entre os objectivos, destacam-se o fomento de redes de pesquisa e solidariedade, a promoção do debate sobre os limites e potencialidades da democracia perante a ascensão de autoritarismos e a reflexão sobre a crise climática a partir de múltiplas perspectivas.
A comissão organizadora do evento é liderada pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da UFF (PPGSD/UFF) e conta com a colaboração da Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Jataí (UFJ), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade São Tomás de Moçambique (USTM). A USTM participa de forma destacada na comissão organizadora, por intermédio dos seguintes docentes e pesquisadores: Prof. Doutor Estêvão Langa (Coordenador), Prof. Doutor Jochua Baloi, Prof. Doutor Rufino Adriano e Mestre Vicente Halle. Os simpósios temáticos serão realizados em formato híbrido, de modo a viabilizar a participação de representantes institucionais, docentes e estudantes de Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, bem como de diferentes estados brasileiros. Essa modalidade, no entanto, estará condicionada aos limites da infraestrutura disponível na instituição sede.
No que respeita à apresentação de trabalhos, a USTM marcará presença no Simpósio com os seguintes docentes e pesquisadores: Prof. Doutor Estêvão Langa, Prof. Doutor Jean Mkuna, Mestre Arlindo Cossa, Mestre Ana Joaquim Sono Chirrindza; Mestre Natércia Adriano Nhavene Cau e Mestre Lameque André Michangula.
A realização do III SIMH reafirma o papel da USTM no cenário académico internacional, contribuindo para a produção e difusão de conhecimento crítico e plural. Aos organizadores, coordenadores e investigadores envolvidos, a USTM deseja um excelente início de actividades e pleno sucesso nas apresentações e debates que terão lugar ao longo destes três dias de encontro científico.