Dia Mundial do Meio Ambiente
o Pais precisa acelerar a erradicação do plástico para a protecção do meio ambiente, sobretudo da vida marinha e humana. Esta foi a palavra de ordem dos engenheiros e professores ligados à protecção do meio ambiente que no dia 05 de junho juntaram se para celebrar o dia e refletir em torno destes temas. A palestra teve como objetivo sensibilizar os estudantes e a sociedade para a necessidade urgente de erradicar o plástico, apostando na educação ambiental desde a infância.
A plateia composta maioritariamente por estudantes dos cursos de Gestão Ambiental e Gestão de Empresas Turística da Universidade São Tomás de Moçambique (USTM), encheram a sala com a sua presença e contribuições ricas e exposição de trabalhos ligados a reciclagem.
O docente da USTM, Hélio Serafim, apontou que nos últimos tempos há esforços do Governo, Sociedade Civil e sector privado na mitigação dos problemas ambientais, no entanto, ainda há muito por ser feito.
Contamos ainda com a participação do Engenheiro Ambientar e docente da USTM, Luca Enzo, esta que referiu que o país tem vindo a dar passos significativos para a redução do uso do plástico. No entanto, dados mais recentes apontam que são produzidos anualmente 240 toneladas de plástico, quantidade muito elevada. anotou ainda que a recomendação do Governo sobre a redução do uso do plástico ou substituição por material biodegradável tem muitas lacunas, sendo o maior problema a forma como o plástico é descartado e não o seu uso. pois no final do dia, este vai dar ao mar, onde se biodegra e forma pequenas partículas que depois são consumidas pelo peixe e finalmente são consumidas pelo homem.
A USTM com esta palestra, demostra mais uma vez o seu comprometimento com a proteção do meio ambiente, e por um futuro sustentável para as gerações vindouras.
UNIVERSIDADE SÃO TOMÁS DE MOÇAMBIQUE