Discursando na IX Cerimónia de Graduação 2021 da Universidade São Tomás (USTM) que teve lugar no dia 16 de Julho de 2021, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara exortou a USTM a elevar o nível académico e de formação de psicopedagógica dos seus docentes para os níveis académicos de referência segundo a legislação do ensino superior em vigor no país.

Nesta senda, o Ministro Nivagara instou a USTM a levar avante e de forma mais sólida a implementação do seu plano de formação de docentes, elevando a qualidade do seu corpo docente e melhorando significativamente o rácio docente com grau académico de doutor por estudante.

Na sua intervenção, referiu a necessidade de investir na modernização de sua infraestrutura de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), aliado ao desenvolvimento de competências digitais dos seus gestores, docentes, corpo técnico-administrativo e discentes, no contexto da implementação do ensino híbrido e da era digital na qual nos encontramos.

No entender do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a modalidade de ensino híbrido não se deve circunscrever apenas à aplicação de TICs no ensino, mas, também, que o mesmo deve servir como base para a transformação pedagógica, particularmente em termos de metodologias de ensino-aprendizagem.