O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara dirigiu a IX Cerimónia de Graduação 2021 da Universidade São Tomás (USTM), realizada em Maputo, sob lema “USTM rumo a uma universidade de pesquisa e formação de futuros líderes do país̎. Discursando em Maputo, no campus sede da USTM, Nivagara felicitou aos graduados pelos conhecimentos técnico-científicos apreendidos e pela conclusão dos respectivos níveis de formação (licenciatura, mestrado e doutoramento) aconselhando a serem úteis para o crescimento e desenvolvimento socioeconómico do país.

Num outro desenvolvimento, falando da melhoria da qualidade de formação, Daniel Nivagara apelou a USTM e demais instituições do ensino superior a elevarem o leque de cursos acreditados pelo Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ), nos ciclos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento.

Para o Ministro, a USTM à par da sua visão e missão, devia implementar o Plano Estratégico 2018-2027, cumprindo cada um dos seus 7 Objectivos Estratégicos e se transforme, o quanto antes, numa autêntica universidade de pesquisa.