Jean Ndaya é o sexto doutorado em Ética pela USTM

15 December 2020

A Universidade São Tomás de Moçambique (USTM) foi placo na manhã do dia 15 de Dezembro de 2020, da 6ª cerimônia pública de defesa da tese de Doutoramento em Ética, subordinada ao tema ʺUma Educação Moral para a Redução da Crise de Valores em África ʺ, elaborada pelo candidato Jean Mukuna Ndaya.

A tese foi orientada pelos Professores Doutor João Miguel (Supervisor) e Adelino Chissale (Co-Supervisor) e teve como objectivo propor uma nova abordagem em termos de educação moral na África subshariana, com vista a resgatar a crise de valores morais, partindo do pressuposto de que vive-se um vazio, decorrente da ausência de uma educação virada para a redução da crise de valores e/ou resgate desses mesmos valores morais colocados em causa, em várias esferas da vida social.

Após a calorosa defesa perante o corpo de jurados, o candidato Jean Mukuna Ndaya terá esgrimido argumentos bastantes ao ponto de amealhar a classificação de “16” valores pelo trabalho apresentado, tornando-se assim no sexto Professor Doutor em Ética, na história da USTM.

O acto marcado pela observância do distanciamento social e medidas de prevenção à Covid-19, transmitido através da plataforma online zoom e cobertura em directo da Radio São Tomas 98.4 FM foi presidido pelo Prof. Doutor Ernesto Mandlate e no final coube ao Magnífico Reitor da USTM, Joseph M. Wamala, tecer breves considerações, tendo enaltecido o trabalho desenvolvido pelo novo Prof. Doutor, actualmente a desempenhar o cargo de Chefe do Gabinete do Arquivo e Documentação na USTM.

Para além do presidente, o Prof. Doutor Ernesto Vasco Mandlate, integraram o jurado, o Prof. Doutor João Miguel (Supervisor), o Prof. Doutor Doutor Adelino Chissale (Co-Supervisor),  o Prof. Doutor Silvério Samuel (Arguente da USTM), o Prof. Doutor Severino Elias Ngoenha (Arguente da UP- Maputo) e o Prof. Doutor Domingos Tchipilica Soquia (Arguente estrangeiro).

Refira-se que a Escola de Pós-Graduação da USTM tem vindo a realizar estudos de Doutoramento em Ética desde 2015, cujas linhas de investigação são: Ética na Política; Ética na Educação; Ética nas organizações e Bioética.