Celson Baule é o quinto doutorado em Ética pela USTM

13 November 2020

12 de Novembro de 2020 constitui um marco na história da Universidade São Tomás de Moçambique (USTM). Nestes dados, a USTM esteve em festa ao testemunhar a 5ª cerimónia pública de defesa da tese de Doutoramento em Ética, subordinada ao tema  ʺ Dignidade da Pessoa Humana como Principio Ético-prático das Relações Profissionais nas Organizações- o caso da Universidade São Tomás de Moçambique ʺ , elaborada pelo candidato  Celson Bahule .

O evento transmitido em directo pela Rádio São Tomás 98,4 FM e através da plataforma online - ZOOM, a partir do Campus da USTM em Maputo, foi marcado pela observância do distanciamento social e medidas de prevenção à Covid-19. Dando início à cerimónia, Presidente do Júri, Profª Doutora Jorgete de Jesus procedeu às considerações iniciais, saudando aos presentes e introduzindo o corpo de jurados, tendo de seguida o candidato, oua Doutor, apresentado durante 20 minutos, um breve relato do processo de investigação e preparação da tese por parte dos supervisores.

Após momentos de interação com o corpo de jurados, a deliberação veio a acontecer, tendo o júri deliberado e atribuído a classificação de “16” valores ao trabalho apresentado pelo novo Professor Doutor em Ética, neste caso o quinto, na história da USTM. Seu nome é Celson Bahule e função atualmente cargo de diretor da Faculdade de Ética e Ciências Humanas na USTM.

Fizeram parte do jurado presidido pela Profª Doutora Jorgete de Jesus, o Prof. Doutor Anselmo Orlando Pinto (Orientador), o Prof. Doutor António Cipriano Parafino Gonçalves (Co-Orientador), o Prof. Doutor Rufino Adriano (Arguente da USTM), o Prof. Doutor Guilherme Basílio (Arguente de uma universidade nacional) e o Prof. Doutor Giuseppe Meloni (Arguente estrangeiro).

Refira-se que a Escola de Pós-Graduação da USTM tem vindo a realizar estudos de Doutoramento em Ética desde 2015, constituem linhas de investigação são:  Ética na Política;  Ética na Educação;  Ética nas  associações e Bioética.