A Licenciatura em Administração e Gestão Pública visa formar profissionais de elevado potencial de actuação nas organizações do Estado, das Autarquias e do Terceiro Sector, como Técnicos Superiores, Dirigentes e Consultores capazes, pois, de:

  • Compreender o fenómeno da Administração, nas suas múltiplas facetas, e as modernas soluções para a provisão de bens públicos;
  • Resolver problemas em parceria e concertação;
  • Definir, delimitar, operacionalizar e avaliar projectos de investigação, de consultoria e de apoio ao desenvolvimento, dominando as respectivas técnicas;
  • Conhecer os fundamentos sócio-históricos da evolução do papel do Estado na sociedade;
  • As concepções, teorias e perspectivas comparativas da gestão pública e do desenvolvimento;
  • O processo de repensamento das funções do Estado e a evolução do papel da gestão da Administração Pública na época contemporânea ;
  • O enquadramento jurídico e institucional e o meio ambiente da Administração Pública;
  • As relações entre os diversos escalões desconcentrados e descentralizados da Administração Pública;
  • A relação entre a Administração Pública e a sociedade através de organizações formais não governamentais e organizações formais;
  • A influência do fenómeno da globalização;
  • As políticas públicas do país.
  • Ser aprumado com sentido de responsabilidade, competência, assiduidade, zelo e demais qualidades técnicas e morais;
  • Deverao ainda ser sempre pontos chaves do nosso graduado, estar preparado tanto para servir em Moçambique como em qualquer parte do mundo.
  • Estar preparado para trabalhar em qualquer ambiente e sob pressão, em contextos multiculturais, multi-étnicos.
  • Promover e agir em defesa dos direitos humanos e da pessoa humana;
  • Utilizar a ciência e a técnica para a promoção da dignidade humana;
  • Situar-se em meio ao pluralismo social, político, cultural e religioso;
  • Conceber, planear e implementar estratégias de organização da Administração Pública;
  • Comunicar e liderar projectos e processos, aplicando conhecimentos próprios e congregando contributos alheios em contextos complexos e de diferentes sensibilidades culturais;
  • Assessorar diferentes instâncias políticas;
  • Exercer com êxito funções de gestão, a começar pelo nível intermédio.
  • Aplicar as novas formas de gestão da “coisa pública”;
  • Utilizar e aplicar as técnicas de modernização e desburocratização;
  • Avaliar o impacto das políticas e programas de Administração Pública ou de instituições de natureza Pública;
  • Articular as relações da Administração Pública com os cidadãos em geral e com os beneficiários dos serviços em particular;
  • Planificar e dirigir acções, na base de uma visão estratégica e gestão de mudanças;
  • Formular, analisar e avaliar políticas públicas;
  • Tomar decisões informadas e pró-activas em situações complexas, com conhecimento dos factores económicos, sociais e políticos;
  • Construir objectos de pesquisa e de investigação e elaborar relatórios, formulando recomendações para prosseguimento do trabalho de investigação e/ou intervenção.

 

Somos Membro da ICUSTA (Conselho das Universidades no Espírito de São Tomás de Aquino).

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